Como escolher o piso para quadra esportiva

20/11/2020

A quadra esportiva é um atrativo presente em cada vez mais empreendimentos, trazendo mais valor às áreas de convivência e áreas de lazer em condomínios, clubes ou escolas. No entanto, é possível ter uma quadra mesmo em casa: basta seguir alguns critérios para assegurar um resultado confortável e funcional.

Seja para atletas profissionais ou para diversão em grupo para adultos, crianças e jovens, a quadra poliesportiva precisa de materiais de qualidade e soluções eficientes. Assim, o projeto da sua quadra deve levar em conta a atividade que será desenvolvida para acertar na escolha do piso e revestimento - existem pisos para ambientes internos e externos, revestimentos resistentes específicos para prática de alto desempenho ou para amortecimento de impactos, além de acessórios apropriados.

O piso da quadra esportiva estará exposto ao desgaste e às imperfeições, como trincas, rachaduras, descascamento e oxidação, que podem surgir com o passar do tempo, sejam por ações das pessoas que utilizam o espaço todos os dias ou efeitos do clima em caso de quadras descobertas. No entanto, é possível tomar algumas medidas para evitar que a quadra poliesportiva sofra alterações devido materiais de má qualidade, instalação mal feita ou escolha de piso inapropriado.

 

Como escolher o piso para quadra esportiva 

O piso da quadra esportiva deve ser escolhido de acordo com a estrutura do condomínio ou local de instalação. Além disso, seja na construção, reforma ou recuperação desses espaços, algumas providências ajudam a conservar o pavimento, preservando a estética e a funcionalidade.

Aumentar a vida útil da quadra poliesportiva requer a escolha correta do acabamento, bem como a vistoria dos materiais utilizados e dos processos de aplicação. Assim, o acompanhamento e a consultoria especializada de um profissional altamente capacitado é essencial para garantir a qualidade do serviço. 

 

Características de uso da quadra esportiva

Ao construir ou reformar uma quadra esportiva é preciso levar em conta o tipo de exercício físico e a frequência de uso, uma vez que a quadra deve possuir propriedades para atender à modalidade que será praticada.

Seja uma quadra pequena para recreação infantil ou uma quadra grande para alta performance, identificar as características de uso garantem maior durabilidade, segurança, facilidade de manutenção e bom desempenho do piso escolhido. 

Quadras poliesportivas, ou seja, quadras para prática de diversas modalidades esportivas, necessitam de um piso flexível, que ofereça o máximo conforto, segurança e ótimo nível de jogo de maneira versátil. Nesse caso, é indicado o piso de base asfáltica monolítica, ou piso esportivo asfáltico, instalado em uma superfície única por meio de emulsões e resina esportiva.

Ideal para a prática esportiva com bolas, como as modalidades de tênis, futsal, voleibol, basquete e handebol, o piso asfáltico proporciona facilidade na movimentação, uma vez que garante um acabamento liso e homogêneo. A pintura e a demarcação são feitas com tinta acrílica de alto desempenho. 

Por outro lado, espaços que exigem maior resistência mecânica necessitam de um piso com característica mais rígida. Indicado também para a prática esportiva com bola, o piso de concreto pode suportar o rendimento de eventos e possui propriedades que inibem retrações, ou seja, fissuras.

Por ser um piso de flexibilidade nula, o piso de concreto requer a execução de juntas de dilatação para evitar o surgimento de trincas aleatórias, além de um revestimento impermeabilizante de alta resistência. Esse tipo de piso pode receber pintura e demarcação com tinta acrílica, tinta epóxi brilhante e tinta poliuretano fosco ou brilhante.

 

Quadra esportiva aberta ou fechada: melhores opções de piso


Escolher a melhor opção de piso e revestimento para quadra poliesportiva também depende das especificações do espaço em que será instalada, por exemplo se o local é aberto ou fechado. Essa decisão correta impacta no desenvolvimento das atividades do atleta e traz vantagens à longo prazo, como economia de gastos com reformas e restaurações.

Apesar de tanto o piso asfáltico quanto o piso de concreto serem indicados para áreas externas e internas, sobre a laje ou diretamente sobre o solo natural, há algumas especificações em relação ao acabamento que podem ter divergência de acordo com o projeto. 

Na área externa, é indicada a pintura com tinta acrílica à base de álcool, sendo antiderrapante e com alta durabilidade contra ações climáticas. Já as quadras internas podem receber camadas de manta flexível, pintura com epóxi ou poliuretano. 

 

Manutenção preventiva do piso da quadra poliesportiva
Manter a quadra esportiva de condomínios, escolas e clubes em ordem e com aspecto impecável demanda os cuidados adequados. A limpeza do local pode ser feita com água, sabão neutro e lavadora de alta pressão, sem deixar resíduos que possam danificar a superfície. 


Sobre a Polyesportiva
A Polyesportiva contém um portfólio repleto de produtos de alta qualidade, com tecnologia americana pela Chevron e certificado de qualidade Petrobras, ideais para a construção, reforma e restauração de quadras poliesportivas. Há também serviços de manutenção preventiva que garantem que as quadras estejam sempre em ordem, da limpeza semanal à pintura.

Posts relacionados